Iniciativa integra Portfólio de Projetos Pedagógicos, oferecido pela SEE/MG às escolas ganhadoras do Prêmio Escola Transformação


Projeto do Governo Estadual reconhece iniciativas de sucesso de escolas e leva estudantes para viagens e outras experiências

Vivências, bagagem cultural e novas experiências: o projeto "Aprendizado Além dos Muros", do Governo de Minas, leva estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede estadual para viajar, conhecer espaços como museus, parques, praias e outros passeios.

A iniciativa faz parte do Portfólio de Projetos Pedagógicos, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) às escolas ganhadoras do Prêmio Escola Transformação, para a implementação de ações de melhoria no ensino.

O objetivo do Prêmio Escola Transformação é reconhecer publicamente práticas e experiências de sucesso das escolas públicas estaduais, com destaque nos resultados de participação, desempenho e fluxo escolar. 

Ao todo, 2.240 escolas já foram contempladas pelo Prêmio Escola Transformação, desde 2021, quando a premiação foi criada. Dessas, 1.150 instituições já aderiram ao "Aprendizado Além dos Muros". Nesses três anos, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 194 milhões nessa premiação.

“A primeira viagem foi a Montes Claros, quando levamos os estudantes para conhecer o shopping e assistir a um filme em 3D no cinema. A maioria dos nossos estudantes é de família de baixo poder aquisitivo e não têm oportunidade de sair da nossa cidade. Eles não sabiam o que é uma escada rolante, não conheciam cinema, nem shopping”, relata Maria da Conceição Araújo, diretora da Escola Estadual Tancredo Neves, em Monte Azul. A instituição já ganhou três vezes o Prêmio Escola Transformação e, além de Montes Claros, já levou os estudantes à Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, e a um parque aquático. 

Mais conhecimento

O “Aprendizado além dos muros” possibilita aos estudantes experiências que colaboram para aquisição de conhecimento de forma lúdica e oportuniza vivências por meio de visitas a espaços fora do ambiente escolar. 

O objetivo é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, por meio de atividades práticas que estimulem a observação e levem o estudante a interagir com o ambiente visitado. Uma das diretrizes do projeto é que os conteúdos vivenciados nos passeios sejam abordados em sala de aula, como parte de habilidades trabalhadas nos componentes curriculares. 

"Tive a oportunidade de aprender e conhecer mais sobre a família imperial. A visita ao museu foi sensacional, da mesma forma que a catedral que visitamos e o Museu de Cera", ressalta a estudante Kyara Campos, do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Presidente Carlos Luz, na cidade de Recreio, que viajou com a escola para Petrópolis, no Rio de Janeiro, e visitou atrações como o Museu Imperial, o Museu de Cera, a Catedral de São Pedro e o Palácio de Cristal. 

Vítor Antônio Lemos do Bem, diretor da Escola Estadual Presidente Carlos Luz, conta que a instituição atende a uma comunidade em vulnerabilidade social, em que poucos têm a oportunidade de viajar e conhecer outras cidades. 

“Com o projeto 'Aprendizado Além dos Muros', conseguimos possibilitar aos alunos experiências únicas, que talvez eles não teriam outra oportunidade de ter", diz o diretor. 

Os estudantes de Recreio também já visitaram o Maracanã, o AquaRio e foram ao cinema, passeios abordados em sala de aula, como a história dos jogadores de futebol, as espécies aquáticas e roteiros de filmes.

Conhecimento cultural, social e pessoal

O “Aprendizado Além dos Muros” oferece a oportunidade dos alunos conquistarem uma bagagem cultural que só é possível ao visitar outros lugares, experimentar outras comidas típicas, pisar em um solo diferente e compartilhar momentos únicos com os colegas. 

"Nós conhecemos a Baía de Guanabara. Eu achei que foi uma oportunidade incrível, que enriqueceu muito a minha experiência em conhecer outras cidades. Eu nunca tinha ido ao Rio de Janeiro. Se não fosse pela escola e pelo Prêmio Escola Transformação, acho que eu não teria a oportunidade de conhecer tantos lugares incríveis", relata a estudante Laura dos Santos Araújo, do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Corina Vieira Henriques, no município de Dona Eusébia. 

Bernardo Defilippo, diretor da instituição, afirma que a viagem ao Rio de Janeiro foi bem pensada e resultou em grande conhecimento. “Os alunos puderam vivenciar a experiência de conhecer o Museu do Amanhã, o Pão de Açúcar, o Espaço Cultural da Marinha e estar na cidade que é considerada uma das mais bonitas do mundo."

"A cada viagem os alunos podem compartilhar com toda comunidade escolar tudo que aprenderam dentro do objetivo proposto para o destino. A educação não existe somente dentro da escola mas, sim, em todos ambientes que pertencemos”, reforça Marcos Antonio Naves, diretor da Escola Estadual Doutor José Teodoro de Souza, no município de Capetinga, que foi uma das ganhadoras do Prêmio Escola Transformação 2023.

O gestor conta que a instituição já está planejando as viagens e que pretende conhecer Porto Seguro, na Bahia, pela história e cultura do lugar; o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; as cidades de Ouro Preto e Tiradentes e parques de preservação ambiental em Minas Gerais.

Prêmio Escola Transformação

A iniciativa do Governo de Minas busca reconhecer práticas e experiências bem-sucedidas das escolas públicas estaduais. 

Desde o início, já foram distribuídos mais de 2,8 mil prêmios para quase 2.240 escolas, somando cerca de R$195 milhões destinados à implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas

Acesso Rápido


Acesso Rápido